NOSSO TIME
Nossa força é a nossa capacidade construída
A Canteiros é composta por profissionais de várias áreas do conhecimento. Essa diversidade de experiências e a cultura cooperativista torna nosso time diferenciado.

Cooperados

Fernanda Machado Ferreira
Conselho Administrativo
Representante Legal
Formação: Licenciatura e Bacharelado em Geografia, Mestrado e Doutorado em Extensão Rural. Estágio Pós-doutoral de dois em Extensão Rural.
Atuação: Sua experiência profissional abrange uma atuação em diversos projetos socioambientais e de desenvolvimento rural. Entre 2022 e 2024, atuou na gestão de projetos nas áreas de Pecuária Sustentável e Restauração florestal, bem como na execução técnica no projeto de Apoio ao Monitoramento de Indicadores Socioeconômicos da bacia do Rio Doce. Destaca-se a participação no Projeto de Apoio ao Processo de Identificação das Famílias Beneficiárias e Diagnóstico Socioprodutivo em Unidades de Conservação Federais (2013-2019), em parceria com o ICMBio e a UFV. Também tem experiência em projetos de reassentamento de atingidos por barragens, elaborando planos de reassentamento e projetos executivos de inclusão produtiva e diagnóstico socioeconômico (2012-2016). Atuou ainda no desenvolvimento de diagnósticos socioambientais na Bacia do Ribeirão Candidópolis e no cálculo de valoração econômica dos serviços ambientais (2014-2015). Entre 2019 e 2022, foi envolvida em um projeto de capacitação e fortalecimento do associativismo e cooperativismo para agricultores familiares, junto à Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo/MAPA. Recentemente, integrou a equipe responsável pelo Zoneamento Socioeconômico e Ecológico do estado do Mato Grosso (2021-2023).
Interesses: Diagnósticos socioambientais, diagnósticos participativos, mobilização social, relacionamento com comunidades, gestão de projetos socioambientais, extensão rural, desenvolvimento rural sustentável, restauração de paisagens.

Flávio André Omena Baracho
Conselho Administrativo
Secretário
Formação: Bacharel em Zootecnia, Mestre em Zootecnia.
Atuação: Projetos de Manejo de Pastagem Ecológica pela Fazenda Ecológica junto a produtores privados e ligados a instituições. Foi agricultor Agroflorestal por um ano e meio.
Interesses: Pecuária Regenerativa, Manejo de Pastagem Ecológica – Sistema Voisin Silvipastoril, Pastoreio Racional Voisin, Sistemas Agroflorestais, Restauração de Paisagens, Extensão Rural.

Pedro Henrique Maia Martins
Conselho Administrativo
Tesoureiro
Formação: Bacharel em Ciências Contábeis com Especialização em Compliance e Gestão de Riscos.
Atuação: Mais de 10 anos de experiência em Gestão, Finanças, Mediação de Conflitos, Negociações, Comercial, Contabilidade, Departamento Pessoal, Riscos, Governança e Projetos. Atuação nas reparações dos Rompimentos das Barragens de Fundão e Córrego do Feijão com foco nos âmbitos Socioeconômico e Socioambiental.
Interesses: Compliance, Gestão de Riscos, Finanças, Relacionamento com Steakholders, Governança e Projetos Sustentáveis.

Sara Juarez
Conselho Fiscal
Formação: Engenheira Agrônoma com especialização em Irrigação e Drenagem na Espanha, Mestre em Engenharia Agrícola pela UNICAMP e MBA Gerenciamento de Projetos na FGV.
Atuação: tem 30 anos de experiência em Sustentabilidade, Gestão Ambiental, Responsabilidade Social, Desastres e Conflitos, atuando em áreas governamentais, fundações privadas, em empresas do setor Papel e Celulose, Florestal, Química e Mineração como a Suzano, BASF e Fundação Renova.
Interesses: Inteligência Territorial, Planejamento Urbano e Territorial, Recursos Hídricos,Unidades de Conservação e Patrimônio Cultural, Desenvolvimento Sustentável, Impacto Social, Cadeia de Valores, ESG.

Thaís Silva
Conselho Fiscal
Formação: Graduada em Geografia com especialização em Geoprocessamento, Gestão de Projetos, Recursos Hídricos e Ambientais.
Atuação: Experiência sólida em inteligência territorial voltada à restauração florestal, análise e planejamento de paisagens, licenciamento ambiental, reassentamento e projetos de retomada das atividades agropecuárias. Nos últimos 04 anos com atuação focada em programas socioambientais no âmbito da reparação e compensação ambiental pelo rompimento da barragem de Fundão.
Interesses: Inteligência Territorial, Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos, Planejamento Territorial.

Rosiellen França dos Santos
Conselho Fiscal
Formação: Graduada em Agronomia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Pós-graduação em Gestão de Projeto.
Atuação: Profissional com mais de 12 anos de experiência nas áreas de gerenciamento de obras e projetos, socioeconômicos e ambientais, com carreira consolidada em empresas do terceiro setor. Possui ampla vivência em ações de planejamento e fiscalização de contratos relacionados a atividades agrícolas e ambientais. Atuou em projetos de assistência técnica e extensão rural, beneficiando o desenvolvimento de mais de 500 propriedades rurais, além de iniciativas voltadas às populações tradicionais e reassentamentos no norte de Minas Gerais. Detém experiência significativa na capacitação de pessoas e na gestão de equipes. Além disso, foi responsável pelo desenvolvimento de projetos focados em arranjos produtivos com famílias impactadas pelo rompimento de barragens.
Interesses: Agrobiodiversidade, ESG, Agroecologia, Agricultura urbana, Gestão de projetos sociais, Gestão de contratos | Sustentabilidade ambiental e produtiva.

Gabriel Correa Kruschewsky
Conselho Fiscal
Formação: Graduação em Engenharia Florestal pela UFLA, mestrado em Agroecossistemas pela UFSC.
Atuação: É especialista na área de Uso Sustentável da Terra da Fundação Renova, atuando na reparação da bacia do rio Doce desde 2017. Foi coordenador de projetos no Consórcio Intermunicipal Lagos São João, onde também atuou como coordenador geral do Projeto Produtor de Água, parceria com a ANA e CBHMO, e projetos em parcerias com o WWF-Brasil, além de extensionista rural. Foi consultor da Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária do RJ, prestando suporte na implantação de projetos de saneamento rural nas microbacias - RIO RURAL. Experiência em coordenação de equipes e gestão de projetos na área de engenharia florestal e agroecologia, com ênfase em recuperação de áreas degradadas, desenvolvimento rural sustentável, assistência técnica e extensão rural e articulação com stakeholders.
Interesses: Desenvolvimento rural sustentável, adequação ambiental de propriedades rurais, agroecologia e restauração florestal.

Thomás Lopes Ferreira
Formação: Graduação em Engenharia Florestal (UFV), Especialista em Economia e Desenvolvimento Agrário (UFES), Especialista em Produção Agroecológica de Leite (UFFS) e Mestre em Agroecossistemas (UFSC).
Atuação: 16 anos de experiência em execução, monitoramento e avaliação de projetos socioambientais e de desenvolvimento rural, envolvendo avaliação de políticas e programas junto a organismos internacionais e 6 anos de experiência com a reparação dos impactos socioambientais e socioeconômicos oriundos pelo rompimento da barragem de Fundão em Mariana - MG.
Interesses: desenvolvimento rural, governança e gestão territorial, restauração de paisagens, relacionamento com comunidades, gestão de crises e conflitos ambientais, reparação de tragédias e impactos ambientais e desenho, monitoramento e avaliação de políticas/programas/projetos sociais, ambientais e/ou agroalimentares.

Rafael C. Pompermayer
Formação: Graduado em Geografia com especialização em Geoprocessamento e Gerenciamento de Projetos, mestrado em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais e MBA em Gestão de Projetos Ágeis. Auditor líder em gestão integrada - OSHAS 18001; ISO 14001; 9001.
Atuação: 16 anos de experiência com atuação profissional multidisciplinar entre consultoria ambiental, empresa privada e organização sem fins lucrativos, com aplicações em sensoriamento remoto, processamento digital de imagens, sistemas de informações geográficas, banco de dados geográficos para análises ambientais de diferentes projetos no setor de mineração e energia. Concepção, elaboração e implementação de EIA-RIMA, PCAs e RADA, interações junto a empresas e órgãos ambientais para auxílio na tomada de decisões. Experiências com plano de fechamentos de mina, plano de atendimento a emergências, coordenação de estudos voltados a valorização e restauração de patrimônios culturais materiais e imateriais, inventários florestais, dentre outros. Coordenação de equipes de geoprocessamento e de programas socioambientais no processo de reparação do rompimento da barragem de Fundão.
Interesses: Inteligência Territorial, Desenvolvimento Sustentável, Planejamento Urbano e Territorial, Recursos Hídricos, Unidades de Conservação e Patrimônio Cultural.

Lucas de Oliveira Scarascia
Formação: Bacharel em Gestão de Agronegócios e Especialização em Gestão de Projetos
Atuação: Sete anos de atuação no poder público com foco em elaboração e implementação de políticas públicas para agricultura familiar e desenvolvimento rural sustentável; um ano e meio de consultoria junto a ONG socioambiental para construção de plano estadual de desenvolvimento da agricultura familiar; três anos liderando programas socioeconômicos e ambientais no âmbito da reparação e compensação ambiental pelo rompimento da barragem de Fundão mais dois anos como Gerente de Estratégias com foco em resolução de problemas de alta complexidade no âmbito da reparação Socioeconômica e governança corporativa.
Interesses: Desenvolvimento rural sustentável, planejamento territorial, políticas públicas e governança

Thiago Larangeira de Oliveira
Conselho Fiscal
Formação: Bacharel em Direito especialista em Direito Ambiental, Minerário e ESG.
Atuação: Oito anos atuando na Área de Direito Ambiental assessorando empresas de grande porte no âmbito consultivo e contencioso nas esferas administrativa e judicial. Quatro anos apoiando juridicamente programas socioeconômicos e socioambientais no âmbito da reparação e compensação ambiental pelo rompimento da barragem de Fundão, atuação nas áreas de Compliance e Governança Corporativa.
Interesses: Relacionamento com comunidades, gestão de crises e conflitos ambientais, análise e elaboração de Relatório de Sustentabilidade, auditoria e adequação de práticas ESG.

Maurício Kowarick
Conselho Fiscal
Formação: Graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Viçosa.